Patagônia

A Patagônia é a região mais meridional do nosso continente, englobando as regiões sul do Chile e da Argentina, e é de lá que partem as excursões para a Antártida. Então você pode ter certeza de uma coisa quanto ao clima da região: há um tempo que é frio, e outro que é frio pra caramba! 

Se você também é apaixonado pela natureza, essa região andina é repleta de paisagens estonteantes, aves, lobos e leões marinhos, glaciares (geleiras), pinguins, vento, neve, trilhas e baleias. A parte chata é que não se poder vivenciar isso tudo ao mesmo tempo, então o ideal é se planejar para ir na temporada mais indicada de acordo com a experiência que você quer viver:

  • Baleias: os avistamentos ocorrem a partir da metade de junho ao início de dezembro para a Baleia Franca, e de fevereiro à maio para a Orca, na região de Puerto Madryn na Península Valdés (Argentina).
  • Práticas ligadas à neve: a região mais indicada é Ushuaia (Argentina) no período julho/agosto. A cidade tem o Cerro Castor como excelente estação de esqui e passeios de trenó.
  • Trilhas/trekking/montanhismo: são as atividades mais procuradas em El Chatén (Argentina), longe dos períodos de inverno intenso de outubro à maio, pelo Cerro Fitzroy e Cerro Torre.
  • Pinguins, golfinhos, lobos e leões marinhos: podem ser avistados com maior frequência praticamente durante todo o ano na parte argentina da Patagônia.
  • Glaciares: são abertos a visitação durante todo o ano – porém mais indicados de outubro à maio; sendo considerados os principais o Glaciar Perito Moreno perto de El Calafate (Argentina) e o Glaciar Grey próximo à Puerto Natales (Chile),
  • Parque Nacional Torres del Paine: a maioria dos refúgios encontram-se fechados na época de inverno intenso (julho e agosto), porém há quem prefira conhecer TDP nesta época justamente pela calmaria. A cadeia montanhosa pode ser visitada também a partir de Puerto Natales (Chile).

Conheça mais sobre a região que com tantas belezas naturais, que foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco:
A Patagônia Chilena – Puerto Natales e Punta Arenas
A Patagônia Argentina – El Calafate e Ushuaia

Uma consideração sobre “Patagônia”

  1. Pingback: Santiago | Mundano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s