El Calafate (parte 1): Glaciar Perito Moreno

A grande atração desta cidadezinha argentina é a imensidão azul do Glaciar Perito Moreno. A geleira é tão impressionante que eu acabei voltando a este glaciar dois anos depois desta primeira vez, quando saí de Puerto Natales, no Chile

Em 2013 visitei a Patagônia pela primeira vez sem saber muita coisa sobre a região. Fui sem pesquisar quase nada e nunca tinha visto imagens do glaciar assim desse jeito. Comprei os pacotes na companhia de turismo em Puerto Natales e saímos pela parte da manhã. Os ônibus são muito bem aparelhados e confortáveis – o Chile é muito bem preparado para o turismo. A viagem é um pouco longa, a gente parou na fronteira com a Argentina pra ingressar no país mas tudo rápido e tranquilo. Bom, lembro que quando estávamos nos aproximando do lugar, fiquei muito ansioso, queria ver como era, o que era… Eu estava quase que totalmente desinformado, mas talvez tenha sido isso o que mais me emocionou no encontro com a geleira, o Glaciar Perito Moreno é a coisa mais impressionante que já na minha vida.

São dois passeios ao lugar. Primeiro o ônibus para num pequeno cais, onde se compra os tickets para um passeio de barco bem próximo dos blocos de gelo do Glaciar. As embarcações são bem confortáveis mas recomendo que você vá na parte de cima do barco pra sentir o vento que joga na sua cara o frio que vem da geleira, além de dar uma ótima visão do imponente paredão azul do Perito Moreno.

Nessa primeira viagem à Patagônia acabei indo sozinho, e queria muito poder compartilhar com alguém a emoção que eu sentia que vi o Glaciar pela primeira vez. Lembro que só conseguia pensar “Meu Deus!!! O que é isso??!!?!?!”, eu nem fazia noção de que algo como aquilo ali existia na Terra. Mas Deus nos concedeu esse maravilhoso presente vivo na natureza.

Quando termina o passeio de barco, o ônibus nos leva pra uma parte alta, onde tem restaurantes e lojinhas de souvenir. Ali também foi construído um mirador, todo em plataformas suspensas que nos dá diversas visões do glaciar, de onde fiz as fotos abaixo:

A geleira vem crescendo seus 5 km de comprimento e 60 metros de altura até chegar nessa parte do rio, rente ao mirador. Dali a gente pode ver os blocos que se quebram e caem nas águas, num estrondo semelhante a um trovão. O gelo se parte e o bloco azul mergulha lentamente, bem como aparece nas chamadas do Discovery Channel nos programas sobre o Glaciar Perito Moreno na região patagônica, uma das mais importantes fontes de água doce do mundo.

Depois de horas fazendo esse passeio, emocionado, acabou chegando um momento de grande frustração: quando estávamos saindo, voltando pra Puerto Natales, percebi uns pontinhos EM CIMA do glaciar… Eram pessoas! Acabei descobrindo que era possível caminhar sobre a geleira e que eu não tinha ido!!!!!!!! Essa foi a parte chata de eu não ter pesquisado mais antes da viagem… O tour se chama Big Ice, e você faz um trekking ou mini-trekking (a diferença é o tempo de duração) em cima do Glaciar Perito Moreno!!! Ok, perdi o passeio por desinformação mas saí de lá e prometi pra mim mesmo que um dia voltaria pra caminhar na geleira. E em 2015 a promessa foi finalmente cumprida…

3 comentários em “El Calafate (parte 1): Glaciar Perito Moreno”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s