El Calafate (parte 2): Trekking no Glaciar Perito Moreno

Um casal normal depois que se casa geralmente procura um lugar tranquilo, uma praia, algum lugar que dê pra descansar, né? Então, acho que o único casal que resolve passar perrengue na lua de mel somos eu e a Heloisa 😛 

Diferente de quando fui pela primeira vez visitar o glaciar partindo de Puerto Natales, nesta viagem chegamos em El Calafate vindos de Ushuaia. A paisagem durante o pouso é incrível! Existem alguns rios que passam pela cidade, todos com águas nesse tom azulado dos glaciares. É muito bonito, realmente. Porém……… Neste mesmo dia descobrimos que não é assim tão divertido chegar numa cidade sem reservar hospedagem antecipadamente. Aquela história de descer no centro e sair caminhando pela cidade em busca de um cantinho pra passar as noites quase nos deixa dormindo ao relento em El Calafate.

Do aeroporto até a cidade pegamos um transfer e descemos próximo à rodoviária. Saímos caminhando procurando hospedagem. Caminhamos, paramos, conversamos, perguntamos, e… Nada. Não tinha nada disponível na cidade. Andamos mais ainda e lá pela sétima ou oitava parada alguém nos disse que havia um hotel perto de uma praça que tinha um quarto disponível. Ok, fomos pra lá. Pagamos o valor razoável de 900 pesos para ficarmos a primeira das três noites  que passamos em El Calafate no Hotel Kalken (Valentín Feilberg, 119). Antes de dormir, procuramos por horas na internet hospedagem e os sites nos davam a seguinte informação:

“El Calafate está com 99% de sua ocupação total para o período que você está procurando”.

Ficamos simplesmente desesperados! Enquanto eu ficava procurando no hotel pela internet e por telefone, a Heloisa foi caminhar pelas ruas próximas procurando encontrar algum lugar disponível. Depois de um tempo ela voltou com a notícia de que havia conseguido um lugar pra passarmos a terceira noite a um quarteirão dali, num lugar muito bonitinho chamado Las Cabanitas (Valentín Feilberg, 218) por P$ 550, que eram diversas cabanas de dois andares para casais com uma pequena sala com banheiro em baixo, e em cima o quarto com uma cama de casal, tudo bem aconchegante. Tá, tudo bem, mas e a segunda noite? Bom, simplesmente não encontramos vagas em lugar NENHUM. Não sabíamos, mas no período que fomos (segunda metade de fevereiro) estava rolando um festival de música em Calafate e por conta disso TUDO estava lotado! A gente se ferrou… Bom, dormimos e acordamos cedo, devoramos o bem servido café da manhã do hotel Kalken, e ficamos aguardando o ônibus que ia nos levar para o mini trekking no Glaciar Perito Moreno. Já adianto aqui que a única companhia que fez este tour é a Hielo & Aventura (Av. del Libertador General San Martín No. 935) pelo preço de P$ 1.800. Acho que é o passeio mais caro da região, mas vale a cada centavo!! O Big Ice (que é o circuitão) é mais caro e mais demorado, mas o mini trekking é uma longa caminhada de mais de 2 horas sobre o glaciar, o que pra nós era o suficiente.

Logo na saída tivemos um “pequeno” probleminha: o ônibus esqueceu de nos buscar :/ . Telefonamos pra companhia quando percebemos que já estavam com 20 minutos de atraso e a Hielo & Aventura rapidamente mandou um táxi pra nos levar até a estrada onde o ônibus estava aguardando não somente eu e a Heloisa, mas várias pessoas que haviam sido esquecidas por eles. Tudo bem, nada que apagasse de forma alguma a emoção que o tour nos guardava.

O tour do mini trekking é feito de maneira inversa ao que fiz anteriormente. A gente começa pela área do mirador e depois tomamos as embarcações que nos deixam no outro lado do rio, onde está o Glaciar Perito Moreno. Na chegada do outro lado do rio há uma placa de boas vindas da Hielo y Aventura, acho que eles têm exclusividade para explorar o glaciar caminhando, pelo menos foi o que pareceu. Durante a viagem no barco, o clima vai ficando cada vez mais frio e o vento cada vez mais gelado, mas é engraçado que quando vamos chegando perto do glaciar caminhando, vai ficando mais quente (?!), penso aqui na minha ignorância que deve ser porque não tem vento ali embaixo.

O passeio é tranquilo de se fazer, a dificuldade não é lá muito grande, só requer um certo esforço pra subir e descer mas as grávidas não estão aptas. A gente chega do outro lado do rio, deixa as mochilas num casebre e seguimos caminhando por uma trilha até chegarmos a uma base já pertinho da geleira. Lá eles preparam nossos calçados, acoplam os grampones pra nossas botas afixarem na geleira enquanto caminhamos. Ah! E luvas também são imprescindíveis.

A gente sobe acompanhado dos guias que formam grupos de 15 pessoas e assim vamos caminhando por mais ou menos 2 horas e meia sobre o glaciar. O passeio é maravilhoso – as fotos são autoexplicativas, e ao final a gente ainda toma uma dose de whisky servida com o gelo da própria geleira!!

Quando o mini trekking terminou retornarmos pro hotel pra pegar nossas coisas e mais um vez saímos caminhando atrás de estadia. Subimos a rua da frente do Las Cabanitas até uma hora que terminou o asfalto. Lá em cima dava pra ver uma bela hospedagem, ampla, de um único andar. Fomos tentar, afinal à essa altura já estávamos até aceitando que dormiríamos no banco do praça ouvindo a música do festival. Pra nossa grata surpresa, sim! Havia um quarto disponível! Há 10 minutos a reserva tinha sido cancelada e conseguimos em cima da hora um lugar maravilhoso pra passar a noite – quarto enorme com cama king size, banheira, tv a cabo, WiFi,  janelões de blindex com vista pra cidade e um café da manhã muito bem servido após um ótima noite de sono no Hotel La Cantera (Calle 306, nº 153) por P$ 1.500.  Caro mas recompensador. Tiramos o dia seguinte para passear pela cidade e depois fomos para Buenos Aires passar alguns dias e de lá voamos para Mendoza.

3 comentários em “El Calafate (parte 2): Trekking no Glaciar Perito Moreno”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s